Inauguração
Olá pessoal, sejam bem vindos ao blog do Laboratório Diálogo! Nesta primeira postagem, explicaremos resumidamente como vai funcionar o blog, quais os projetos que iniciaremos neste ano e como eles serão organizados aqui. Primeiramente, estamos MUITO FELIZES de termos conseguido inaugurar esse blog e também esperamos que seja proveitoso para vocês!
O Laboratório de Práticas Dialógicas, apesar de ter sido inaugurado em 2015, está retomando suas atividades com mídias sociais, como o Facebook e este site, para ajudar na divulgação dos nossos trabalhos e nossos encontros abertos para a comunidade, além de garantir um espaço para o desenvolvimento de alguns projetos, os quais foram idealizados há algum tempo mas só agora estão sendo colocados em prática. Assim, esse blog foi criado nesse contexto de ampliar as publicações e divulgação destas para a comunidade. Porém, como o grupo ainda está em fase de consolidação e conta com um número limitado de integrantes, as postagens serão mais direcionadas para o desenvolvimento dos projetos citados a seguir.
Em suma, teremos três projetos em andamento, começando agora no final do primeiro semestre de 2017, que são "Pílulas de conceitos", "Diálogos educativos" e "Contos pedagógicos". Cada um terá propósitos e frequências distintas de realização, e serão publicados prioritariamente aqui no nosso blog e, depois, compartilhados na nossa página do Facebook (link na página inicial do site). Desta forma, cada projeto terá uma subpágina específica no blog para facilitar a navegação, e os próximos posts serão dedicados a explicar com mais detalhes o funcionamento de cada um dos projetos. Então fiquem de olho para saber mais!
Para aproveitar nosso post inaugural, o grupo de Diálogo gostaria de justificar para nossos leitores o porquê de utilizarmos a figura da borboleta no logo do laboratório, incorporadas na nossa identidade como grupo. Numa das reuniões internas deste primeiro semestre de 2017, quando estávamos pensando em ideias para um logotipo autoral do Laboratório, nossa coordenadora Sandra Ferraz conversou um pouco sobre o significado da borboleta e sua relação com as práticas dialógicas que nos propomos a estudar. Assim, de forma resumida, a borboleta traz uma ideia bastante forte de DINÂMICA, principalmente devido a sua metamorfose, à esta mudança/transformação que precisa passar ao longo de sua vida para revelar o seu sujeito, a própria borboleta na sua forma mais conhecida. Além disso, a questão da metamorfose também remete a uma certa "incomplitude", o que no diálogo só vem com a participação do outro. Por fim, características da borboleta como a dinâmica, as transformações e a incomplitude podem ser estão intimamente relacionadas com o conceito de diálogo, que seria uma prática totalmente dinâmica, que precisa de um outro e incita transformações.
OBS.: Discorremos aqui de forma bem resumida sobre o diálogo, mas traremos mais materiais sobre este conceito ao longo do semestre, então acompanhem nossas postagens para saber mais!
É isso pessoal, espero que tenham gostado da nossa proposta de blog e contamos com vocês para acompanhar nossos trabalhos! Qualquer dúvida, sugestão ou crítica (até porque esse grupo é sobre o diálogo, e portanto acreditamos que seja essencial ouvir as opiniões de vocês) é só acessar o site, na página de "contato", em que disponibilizamos nosso telefone, email e Facebook! Até logo!